
-
Arquitetos: Obreval
- Área: 80 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Par Fotógrafos, Ivan Ortiz Ponce

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada entre as exuberantes e sinuosas colinas de Nocaima, Colômbia, esta pequena habitação propõe uma reinterpretação contemporânea, reflexiva e sensível da arquitetura rural tradicional. O projeto revisita elementos vernaculares como o bambu, os telhados inclinados e os corredores abertos, transformando-os em recursos arquitetônicos intencionais que, ao mesmo tempo que honram suas origens culturais, materiais e ambientais, os questionam e estabelecem novas relações com a paisagem e o clima.

O telhado rural convencional é redefinido através de uma distinta cobertura em forma de borboleta que coleta e canaliza a água da chuva, integrando a sustentabilidade como parte intrínseca da expressão estética, do desempenho ambiental e da identidade espacial da construção. Este gesto não apenas reinterpreta uma tipologia familiar, mas também estabelece um diálogo poético e técnico entre estrutura, tecnologia e natureza, permitindo que a arquitetura seja ao mesmo tempo receptiva e expressiva.

O sistema estrutural reforça ainda mais essa síntese: colunas compostas por quatro talos de bambu entrelaçados —uma pequena homenagem a Mies van der Rohe— são ancoradas por bases de aço negro, fundindo a artesania com uma sensibilidade tecnológica refinada. O resultado é uma estrutura espacial que incorpora tradição, leveza, precisão e detalhe contemporâneo.


Através dessas reinterpretações, a casa se torna um artifício —uma construção humana que exalta seu entorno natural, a memória cultural e a honestidade material. Ela se ergue como uma proposta silenciosa, mas radical para a vida rural contemporânea na Colômbia: enraizada, sustentável e arquitetonicamente visionária.












